O termo “coach” foi banalizando nos últimos anos, mas existem profissionais íntegros e que desempenham essa função com seriedade, responsabilidade e ética. Neste artigo, eu apresento algumas dicas que vão te mostrar como escolher um coach profissional.
Vou começar este texto contando uma situação real, que sempre compartilho com meus clientes, que sempre tiveram dúvidas sobre como escolher um coach. Um dia, acompanhei uma colega para conhecer um desses locais que vendem produtos que substituem refeições.
Logo que chegamos, fomos recepcionadas por uma senhora muito simpática que distribuía os folhetos do produto. Eu não pude deixar de observar que ela usava um crachá escrito “coach”. Minha colega também viu e, descontraidamente, apontou para mim e comentou com a senhora: “ela também é coach”.
Eu gosto de começar por essa história, pois, como coach profissional, eu utilizo essa minha experiência para fazer esclarecimentos, evitar confusão de conceito e, claro, reforçar que essa não é uma profissão banal, como infelizmente, temos ouvido e visto em muitos lugares. Como a profissão não é institucionalizada do mesmo modo que outras, seu título acaba sendo ‘apreendido’ indevidamente por “profissionais” duvidosos, “quânticos” e afins. Só que não é bem assim.
O resultado do coaching profissional é concreto, efetivo e relativamente rápido. E eu acredito que por conta dessa eficiência, outras áreas têm se apropriado dos termos “coach” e “coaching” para definir e executar variados serviços, como essa história que citei.
Por isso, separei algumas dicas práticas de como escolher um coach e outras informações para ampliar a percepção dos interessados no coaching como metodologia de desenvolvimento.
COACH É IGUAL TERAPIA?
A ICF Internacional Coach Federation é a principal organização global dedicada ao avanço da profissão de coaching. Fundada na década de 1990, conta com mais de 35 mil membros associados e distribuídos em mais de 140 países, sendo que, ao longo destas quase 3 décadas, mais de 32 mil coachs já foram credenciados em algum dos níveis (informações extraídas do site ICF Brasil, em janeiro de 2021), que eu apresentarei mais adiante.
Esta é uma associação independente e sem fins lucrativos, que estabelece alto padrão de competência técnica e ética para o credenciamento do coach profissional e dispõe de relevante e grande acervo mundial de dados e pesquisas sobre coaching.
Segundo a própria ICF:
“Coaching é uma parceria entre o coach (profissional treinado para entregar o processo de coaching) e o coachee (pessoa que passará por tal processo), em um trabalho estimulante e criativo, que o inspira (coachee) a maximizar o potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos”.
Portanto, não é terapia (mas, se você quiser saber mais sobre terapia, também fiz um artigo sobre psicoterapia essencial para quem busca autoconhecimento).
Antes de me aprofundar no tema deste artigo e para complementar tudo isso que a ICF já esclareceu, quero sugerir que você visite outro texto que eu publiquei sobre o poder do coaching. Neste artigo, eu fiz uma breve comparação e destaquei as diferenças entre o coaching e outras especialidades, como a própria terapia, mentoria, consultoria e treinamento.
Essas informações são básicas para que você possa escolher exatamente o que precisa em cada momento da sua vida. Também são importantes para você entender a real necessidade da sua empresa e fazer a escolha adequada para obter os melhores resultados e o retorno do seu investimento. Por isso, reforço a importância de ler também o artigo citado.
Mas, se você já tem clareza sobre o papel que o coach desempenha, vou voltar ao nosso tema principal. Continue comigo!
QUAIS SÃO OS NÍVEIS DE UM COACH PROFISSIONAL
Podemos observar que, a cada dia, surgem novos coaches e várias escolas de formação. No entanto, vou me referendar pela principal instituição de formação de coachs e master coachs no mundo.
De acordo com a já citada ICF, existem três níveis de credenciamento de coachs:
- ACC – Associate Certified Coach;
- PCC – Professional Certified Coach; e
- MCC – Master Certified Coach.
A certificação somente é dada se os profissionais apresentam o atendimento a alguns critérios, como sólida formação, horas mínimas de atendimento profissional, aprovação em prova teórica e em prova prática, com base em 11 competências essenciais, além de terem realizado mentorias com um profissional mais experiente e seguirem o código de ética da associação.
O que diferencia as credenciais entre si é o nível de exigência das provas e a experiência advinda das horas de atendimento profissional, que devem corresponder a:
- ACC, no mínimo de 100 horas;
- PCC, no mínimo de 500 horas; e
- MCC, no mínimo de 2500 horas.
Ainda segundo dados da ICF, de agosto 2019:
No Brasil, temos 8 MCC Master Coachs, 97 PCC Professional Coachs e 100 ACC Associate Coachs certificados pela ICF.
Meu objetivo ao compartilhar esses dados, é a ampliar da percepção que as pessoas têm em relação a este mercado em crescimento e estimular um olhar mais criterioso diante da frequência com que os termos coach e master coach são utilizados. E antes de você achar que somente esses profissionais podem te atender, quero ressaltar que existem coaches experientes, qualificados, de alto nível e respeitados no mercado e que não têm credencial dessa organização, ou mesmo de outras instituições. E isso me leva às dicas essenciais de como escolher um coach, mesmo que o profissional não seja associado à ICF.
DICAS PRÁTICAS DE COMO ESCOLHER UM COACH
- As credenciais MCC, PCC ou ACC da comprovam que o profissional tem as competências reconhecidas pelo maior órgão internacional de certificação de coach profissional, a ICF.
- Mesmo que o coach não tenha as credenciais fornecidas pela ICF, é fundamental que você observe a formação e a experiência do profissional, para que você tenha a certeza de que contratará realmente um processo de coaching.
- É importante ter clareza dos seus interesses, objetivos ou metas a serem alcançadas, para que você possa avaliar o processo e mensurar o resultado adquirido.
- Para os gestores de RH, reforço a importância da definição dos objetivos a serem atingidos, o levantamento das expectativas da empresa e do gestor, clareza dos indicadores de desenvolvimento do profissional que fará o processo de coaching, de como as competências a serem desenvolvidas irão impactar as metas estratégicas da empresa/profissional, quais serão os recursos de avaliação dos resultados e o retorno do investimento.
E se você quer se tornar um coach, indico que priorize e pesquise escolas acreditadas pela ICF, ou seja, reconhecidas pelo padrão de qualidade e comprometimento com a formação dos coaches profissionais.
Se você está buscando coach profissional para você ou para sua empresa, conte comigo: sou coach PCC da ICF e psicóloga. Aqui, conto mais sobre minha atuação e como posso ajudar você e sua empresa!