You are currently viewing Equilíbrio nas ações da Gestão Educacional

Equilíbrio nas ações da Gestão Educacional

Eu acredito na educação como a mola propulsora para as mudanças que queremos e precisamos ver no mundo. Mas, a educação formal precisa investir nas suas pessoas. Sabia que o coaching pode ajudar a aperfeiçoar os resultados das equipes administrativas e pedagógicas? Eu conto mais sobre isso neste artigo!

 
Como seria se, por um passe de mágica, pudéssemos trazer para os dias atuais um homem da idade média e o colocássemos no centro de uma grande metrópole rodeado pelo trânsito, por pessoas e barulho? Certamente, nós o veríamos perdido e confuso, tentando entender o que vê.

E se o colocássemos dentro de uma sala de aula, será que ele reconheceria? Por isso, faço um convite à reflexão: como será a educação nos próximos 20, 30 ou 50 anos?

 

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE

Atualmente, um dos desafios na formação e na prestação de serviço de Educação, em todos os níveis, tem sido o de conciliar a tradição, a inovação e a forma de construir e transmitir conhecimento para um público exigente, conectado, dinâmico e ao mesmo tempo defasado no desenvolvimento de algumas habilidades comportamentais.

Estes estudantes têm experiências e expectativas diversas e estão inseridos no espaço da diversidade em uma instituição de ensino, fato que torna ainda maior o desafio de mantenedores, diretores e coordenadores em oferecer e manter a qualidade e a educação de alto nível para estes “consumidores”.

Afinal, este é um público exigente, que tem acesso às transformações que a tecnologia está democratizando em todos os tipos de serviços e levando para outro nível de acesso à informação e o conhecimento disponível. Esse é o futuro.

 

DICAS DE AÇÕES QUE JÁ PODEM SER IMPLEMENTADAS

É importante que as instituições de ensino invistam e trabalhem fortemente na integração da gestão administrativa, do corpo pedagógica e na gestão de pessoas. A fragmentação, embora contribua com organização da estrutura, pode prejudicar o processo de integração da instituição.

Dessa forma, os mantenedores precisam exercitar a visão sistêmica e olhar o processo inteiro, identificar o que atualmente não faz sentido e o que está desatualizado (na gestão de pessoas), rever processos para aproveitar a genialidade humana – tão evidente no ambiente educacional/acadêmico – e, assim, consolidar a construção de uma inteligência coletiva.

Uma das formas de fazer isso é por meio de programas estruturados de desenvolvimento das competências específicas das principais lideranças, dos coordenadores, das áreas pedagógica e administrativa.

Observo que as instituições de ensino oferecem formação de alto nível para os docentes, mas as equipes administrativas não recebem o mesmo volume de oportunidade de desenvolvimento.

É preciso ampliar o foco e trabalhar em busca do ponto de equilíbrio das ações. Esse é o desafio permanente!

 

Processos de coaching em equipe são muito indicados para garantir o alinhamento das expectativas profissionais com os objetivos organizacionais, entendendo que a instituição de ensino é uma empresa com metas estratégicas bem definidas.

 

Por isso, faço o convite a você, mantenedor, coordenador, professor ou membro da equipe administrativa, para ler o meu artigo “O que é coaching”, em que falo sobre esse método tão enriquecedor tanto para as empresas quanto para as pessoas!

Deixe um comentário