psicoterapia-fatos-duvidas

O que é psicoterapia | Fatos e Dúvidas

Sou psicoterapeuta e elaborei esse artigo com algumas curiosidades, fatos e dúvidas sobre a psicoterapia. O intuito é ajudar você entender de que forma esse processo pode te ajudar e em que fases da vida, e se ele faz mais sentido para você que outros métodos de desenvolvimento. Vamos entender melhor o que é psicoterapia?

 

Esse artigo é para você que:

  • Conhece alguém que faz terapia;
  • Deseja saber o que é psicoterapia;
  • Já pensou em fazer terapia, mas nunca fez;
  • Que tem interesse e receio sobre o tema na mesma proporção, mas deixa a ideia passar, porque acredita que seja capaz de resolver sozinho e não precisa ir ao psicólogo; e
  • Que sente que precisa de ajuda para mudar alguns conceitos a respeito de si, algumas atitudes na forma como reage em determinadas situações, mas ainda não consegue fazer nada diferente para mudar.

Por isso, vou começar descrevendo de forma simples o que é psicoterapia e um pouco do seu processo no contexto em que atuo.

 

UM BREVE CONTEXTO SOBRE A PSICOTERAPIA

Imagine essa cena: você está conversando com alguém em uma reunião no ambiente profissional ou um papo com um amigo, contando uma situação que você viveu e, de repente… se dá conta de algo que não havia percebido antes, enquanto refletia sozinho sobre o caso. Então, você percebe essa “nova” perspectiva apenas porque estava contando a situação para outra pessoa. Isso já deve ter acontecido com você, não é?

Pois, de uma forma bastante simplista de explicar, é isso que acontece quando você inicia um processo de psicoterapia, considerando, é claro, que o seu ouvinte é qualificado, e não um conselheiro desavisado! Afinal, se conselho fosse bom…

Quando você está sozinho, pensando a respeito de algo importante e significativo, você analisa, critica, duvida, compara, reflete, interpreta e permite o fluir dos seus pensamentos, em uma conversa interna que pode caminhar para uma reflexão positiva, que faz você sentir-se bem, ou o contrário, onde você se vê capturado por lembranças, sensações doloridas do passado que o faz sentir-se desaminado, triste, confuso e muitas vezes você não sabe como sair desse emaranhado de sentimentos.

No processo de terapia, quando você compartilha esse mesmo fato importante, você naturalmente tenta expressar-se com clareza para que o profissional entenda o que você está querendo dizer para ajudá-lo. Ao longo deste “exercício”, de tentar se fazer entender com mais facilidade, você começa a sentir os benefícios do processo. No próximo tópico, citarei três desses benefícios e, mais adiante, a maior vantagem que esse processo agrega à sua vida.

 

BENEFÍCIOS DA PSICOTERAPIA

 

  • Ao falar em voz alta, você nota coisas diferentes. Por isso, é muito comum as pessoas se referirem a isso como “desabafar”. Deixar sair, diminui a pressão da conversa interna para que você possa perceber aspectos diferentes de uma determinada situação. No entanto, com a psicoterapia, você é ouvido por uma pessoa qualificada, com formação em psicologia, com conhecimento específico, experiência e que sabe como te ajudar.

 

  • A psicoterapia é um processo contínuo de descoberta, construção de aprendizado e muito autoconhecimento. O processo pode ser comparado a um espelho, ou seja, na terapia, o psicólogo pode mostrar aquilo que você não está conseguindo ver e conduzir você a uma nova percepção, mas sempre acompanhando, em paralelo, o quanto você está preparado para assimilar uma nova percepção. No decorrer do processo e com o tempo, você aprofunda o nível da sua conversa, começa a resgatar, lembrar, reviver, enfrentar, criticar, resistir, comparar as situações que viveu e que vive e muito mais. Aí você aprende, ressignifica, elabora, amadurece, muda paradigmas, vê com clareza e evolui. Construindo muito mais conhecimento sobre si e de como interage nas diversas situações da vida. Por isso, a psicoterapia precisa de tempo, frequência e constância no tratamento!

 

  • Ser acompanhado por um profissional ajuda você a superar traumas, ressignificar o passado, entender o presente, sonhar com o futuro, reconhecer os seus desejos, identificar as suas vontades, acreditar no próprio potencial e agir de forma diferente para ser mais feliz, com saúde mental, equilíbrio emocional e força para assumir a liderança da sua vida e das suas escolhas, apesar dos problemas, das marcas doloridas e dificuldades que tenha vivido. Tudo realizado de forma segura respeitando o ritmo individual de cada um para fortalecer a sua capacidade de enfrentar os desafios e sustentar os benefícios da sua evolução.

 

DICAS PARA ESCOLHER O PROFISSIONAL DE PSICOTERAPIA

Tudo o que eu falei anteriormente torna o processo fácil de ser compreendido e explicado, mas não é tão simples de ser executado. Existem momentos desafiadores no processo de psicoterapia e que irão testar a sua vontade. Inclusive, esses momentos podem ocorrer logo no início da terapia, por isso é importante sentir confiança no profissional que você escolheu.

Eu sempre oriento que as pessoas interessadas em terapia devem:

  • conhecer 2 ou 3 profissionais diferentes (cuidado com picaretas!);

  • escolher aquele pelo qual sentiu mais empatia e ficou à vontade;

  • ter se sentido seguro no ambiente e com a forma que foi atendido.

Mesmo que tenham sido dadas muitas referências a respeito do profissional, mas algo o incomodou, conheça outros. Só preste atenção se esse incomodo é recorrente, pois pode ser um indicador de resistência da sua parte em iniciar o processo.

 

PRINCIPAL VANTAGEM OBTIDA COM A PSICOTERAPIA

A grande conquista que o processo promove é o AUTOCONHECIMENTO. Vou usar uma comparação simples para exemplificar isso.

Imagine que você é um gestor experiente, que sempre buscou aperfeiçoamento para melhorar a sua performance e os seus resultados. Com o tempo, você assimilou muito conhecimento e, naturalmente, desenvolveu o seu potencial. Se compararmos você a um gestor iniciante, vamos ver diferenças claras na performance e nos resultados.
A partir dessa ideia, traçamos um paralelo: uma pessoa com mais autoconhecimento age de forma diferente do que uma pessoa com menos autoconhecimento.

A pessoa que investe em autoconhecimento através da psicoterapia conquista os seus resultados com mais saúde mental, mais qualidade de vida, menos sofrimento e stress. A diferença em relação às pessoas que não fazem a psicoterapia está na forma de entender si mesmo e de se relacionar com os outros nas diversas áreas da vida. A pessoa que faz terapia e investe no seu autoconhecimento age como se tivesse um GPS interno, que indica o melhor caminho e a melhor forma de lidar com a situação. Autonomia, liberdade e força emocional.

 

PARA QUEM A PSICOTERAPIA É INDICADA

Para conquistar o autoconhecimento não importa a idade, a experiência ou a formação; o importante é a vontade de melhorar a gestão dos pensamentos, a compreensão dos sentimentos e a clareza dos objetivos para conquistar um nível mais elevado em todos as áreas da vida e nos seus relacionamentos.

Quando você desenvolve um aspecto da sua vida através do autoconhecimento, essa evolução impacta positivamente as outras áreas de forma natural e orgânica, porque você começa pela forma mais eficiente, “pelo lado de dentro”. Você aprende e internaliza um dos ensinamentos fundamentais para ser mais feliz e sofrer menos: “Ninguém muda ninguém. É você que muda a sua forma de lidar com o outro, porque o outro, só muda se quiser”.

Psicoterapia é um divisor de águas, é um processo de aprendizado profundo! Convido você a conhecer e experimentar!