Cursos e Treinamentos para líderes e equipes
CAPACITAÇÕES e CURSOS:
treinamentos para líderes e equipes
Aprendizado sob medida para otimizar o desempenho dos seus colaboradores!
Aprendizagem guiada por uma ESPECIALISTA
A META: Transformar os conteúdos importantes, ainda que teóricos, em apresentações ricas, dinâmicas e focadas na resolução de uma necessidade.
Ao longo de minha carreira, ampliei minhas habilidades, reuni recursos, elaborei estratégias e me especializei em desenvolver didáticas que levam a mudanças concretas de comportamento e entendimento.
Sou entusiasta e estudiosa do desenvolvimento humano e acredito que, com empatia genuína e convicção sobre o tema, é possível gerar troca e estabelecer sintonia com o público, condições indispensáveis para promover a assimilação do conteúdo que leva a prática.
Para quem são indicados?
Os cursos são ministrados sob medida para a sua organização. Por isso, é possível direcionar o conteúdo tanto a jovens talentos quanto a colaboradores e gestores mais experientes, em qualquer nível hierárquico. Para isso, vamos alinhar o tema escolhido ao contexto e à expectativa da empresa, para tornar o aprendizado realmente pertinente aos participantes e, principalmente, relevante para os resultados. Apesar de eu lhe apresentar um portfólio de temas, o conteúdo é ajustado ao público, visando atender à necessidade identificada.
Cursos de Formação
Os cursos in company e on-line por videoconferência impulsionam a performance dos colaboradores, com conteúdos e ferramentas que preparam os participantes e as empresas para um mundo cada vez mais ágil, antagonista e competitivo.
Para alcançar ótimos índices de aprendizagem, é fundamental o profundo entendimento da necessidade do público. Por essa razão, é importante haver um levantamento de necessidades de desenvolvimento com os profissionais de RH, Gestão de Pessoas, seus líderes e a área demandante do curso.
O conteúdo dos cursos são ajustados e personalizados conforme a necessidade da organização para alinhamento com a cultura, os objetivos e a expectativa de resultados da empresa contratante.
Metodologia
Para acelerar o desenvolvimento dos participantes de forma assertiva, há muito conteúdo prático compartilhado, que pode (e deve) ser colocado em prática no ambiente de trabalho imediatamente. A metodologia envolve, ainda, apresentação teórica, dinâmicas de grupo, recursos audiovisuais, simulações, exercícios e estudos de caso, sempre com o objetivo de ampliar ao máximo a participação, o envolvimento e o aprendizado dos alunos.
Os cursos são realizados no formato presencial ou on-line ao vivo, têm carga horária de 8 a 24 horas e alguns podem ser adaptados de acordo com a necessidade da empresa. Por meio do aperfeiçoamento constante das suas habilidades, os colaboradores poderão contribuir de forma consistente com a organização, tornando o ambiente de trabalho ainda melhor, mais humano, colaborativo e produtivo.
BENEFÍCIOS
Profissionais mais dinâmicos, proativos e engajados com os propósitos organizacionais.
Time mais coeso, trabalhando em equipe e focado em Resultados efetivos.
Empresa mais eficiente, alinhada e somada em seus esforços para o atingimento de metas.
Treinamentos disponíveis
O LÍDER FACILITADOR | carga horária: 24 horas
Estratégias de mediação transformadora e de desenvolvimento de pessoas
Objetivo
Desenvolver e aperfeiçoar as competências comportamentais dos que exercem cargos de gestão, para acelerar a transformação através da liderança, do desenvolvimento das pessoas e da construção de um ambiente interno saudável, produtivo e eficiente.
Por que esse curso é importante
O gestor é a referência para a equipe que lidera. É ele quem motiva, orienta, aponta erros e ajuda seus liderados a enfrentarem novos desafios, ultrapassarem limites e irem além, através do seu estilo de liderança.
O desempenho do líder pode aumentar a motivação, o otimismo, a produtividade e os resultados das pessoas lideradas, mas também pode prejudicar a equipe dependendo da forma como exerce sua liderança.
O curso vai:
● promover o desenvolvimento do potencial humano de liderança e o autoconhecimento do participante;
● oferecer ferramentas práticas para fortalecer o gestor em sua capacidade de lidar com a equipe e de focar no trabalho forte, produtivo e de desenvolvimento contínuo; e
● reforçar a compreensão de que o líder causa impacto no comportamento e no desempenho de sua equipe.
Público-alvo:
Líderes e gestores atuantes, novos líderes e profissionais em sucessão.
● A identidade do líder: como liberar o potencial de liderança
● Como melhorar a capacidade de entender e se relacionar
● A velocidade da mudança e o equilíbrio nas diversas áreas da vida
● Mediação de conhecimento para identificar e motivar diferentes perfis
● Postura do líder e a importância de ser modelo para a construção de uma cultura ágil em cenários de incertezas
● Liderança: um processo de aprendizagem constante, mudança de mindset e de aprimoramento das competências
● Autoconhecimento para acelerar o desenvolvimento dos liderados com consciência e responsabilidade
● Disponibilidade para o novo, para a mudança de paradigma e para tornar-se desnecessário.
FEEDBACK & COMPETÊNCIAS | carga horária: 16 horas
A importância do FEEDBACK no desenvolvimento de competências
Objetivo
Apresentar aos líderes e gestores a importância do feedback como ferramenta de comunicação assertiva e alinhamento de expectativas, empenhos, reconhecimentos e ajustes, de forma a estimular um comportamento adequado, corrigir um comportamento inadequado ou fazer uma orientação específica.
Por que esse curso é importante
O líder é referência! Suas atitudes, das mais simples às mais complexas, interferem na dinâmica da equipe. Por isso, é fundamental utilizar ferramentas e estratégias de forma adequada.
O feedback é um dos recursos mais eficientes para o desenvolvimento das pessoas e deve ser utilizado com periodicidade e de forma assertiva pelo líder. Mas, ainda é comum encontrar profissionais em cargos de gestão que evitam dar e receber feedback aos seus subordinados.
O motivo nem sempre é porque eles não acreditam na técnica: muitos líderes têm dificuldade em enfrentar conversas difíceis ou têm receio das reações adversas de quem recebe o feedback.
O líder é quem gera impacto na equipe, de forma positiva ou negativa, e cabe a ele conhecer ferramentas e direcionar suas atitudes da melhor maneira possível para que sua equipe possa ir além e obter os resultados esperados.
Público-alvo:
Líderes e gestores atuantes, novos líderes e profissionais em programas de sucessão.
Conteúdo programático
● O que é feedback
● Transparência em cada conversa
● Entendendo e superando a dificuldade de dar feedback
● O uso do feedback bem estruturado para potencializar o seu desempenho profissional
● A importância do acompanhamento do líder
● A diferença entre elogiar e encorajar o colaborador
● Autoridade sem autoritarismo
PREVENÇÃO, MEDIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS |
Carga horária: 8 horas*
Estratégias de mediação transformadora e de desenvolvimento de pessoas
Objetivo
Apresentar aos participantes as boas estratégias para lidarem com as manifestações de discordância que surgem no ambiente de trabalho, nas relações com gestores, subordinados, pares ou clientes internos e externos.
Por que esse curso é importante
No ambiente de trabalho, as pessoas têm a tendência de evitar conflitos por acreditarem que sempre são situações negativas. Porém, o conflito faz parte da dinâmica e da diversidade da vida. O conflito deve ser administrado de forma adequada, com as estratégias e as ferramentas certas, para que possa surgir algo positivo e elevar os relacionamentos para um novo patamar.
Quando as pessoas têm a oportunidade de administrar o conflito com preparo, é possível identificar as causas e quais são as novas habilidades a serem desenvolvidas para solucionar, prevenir e transformar a situação com mais consciência.
Público-alvo:
Profissionais de todos os níveis hierárquicos, que precisam desenvolver ou aperfeiçoar a habilidade de resolução de conflitos.
● Percepção e tomada de decisão
● Estilos proativo e reativo de comportamento em situações de conflito
● Habilidades de comunicação verbal: “eu” e “você”
● Causas dos conflitos e a resolução pacífica
● Diferença entre o relativo e o absoluto: etapa e obstáculo
● Ciclo de resolução produtiva de problemas
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL |
Carga horária: 8 horas
Os desafios dos relacionamentos no ambiente de trabalho
Objetivo
Desenvolver nos participantes o senso de que precisam fazer a sua parte – aquilo que está sob seu controle – para contribuir com a construção de um ambiente positivo, de pessoas engajadas, profissionais e comprometidas com o melhor.
Por que esse curso é importante
Os relacionamentos no ambiente de trabalho sofrem impacto e desgaste devido às responsabilidades, cobranças, problemas e às próprias expectativas que cada profissional cria diante de uma determinada situação.
Algumas pessoas desenvolvem mais a capacidade de relacionamento interpessoal e resiliência, outras menos. Por isso, o curso ajudará a ampliar a inteligência emocional dos participantes, para que, fazendo aquilo que está sob seu controle, possam promover um ambiente de trabalho mais agradável, de aprendizado e crescimento.
Público-alvo:
Profissionais de todos os níveis hierárquicos, que precisam desenvolver ou aperfeiçoar a inteligência emocional.
● As diferentes formas de expressão
● A inteligência emocional no ambiente de trabalho
● A diferença entre emoção e sentimento
● A contribuição da neurociência para gestão da emoção
● O perigo da interpretação precipitada e o impacto das consequências
● Alguns venenos não têm antídoto, é você quem cria a proteção
● Escolhas inteligentes: o ataque não é a melhor defesa
GESTÃO DO TRABALHO EM EQUIPE E A ALTA PERFORMANCE |
Carga horária: 8 horas
Objetivo
Apresentar aos líderes participantes os benefícios de construir e gerir uma equipe de alta performance, a partir do desenvolvimento de um nível superior de maturidade profissional.
Por que esse curso é importante
Desenvolver e gerir uma equipe de alta performance demanda tanto um trabalho estruturado quanto líderes preparados para levar o time a um novo patamar de eficiência e produtividade.
É preciso que líder e equipe sejam capazes de identificar erros, mudar, resolver problemas, tomar decisões de forma assertiva para alcançar os resultados. Tudo isso por meio de uma equipe coesa e disposta a implantar melhorias.
Esse tipo de mudança de comportamento impacta toda a empresa positivamente, e não apenas uma área.
Público-alvo:
Líderes e gestores atuantes, novos líderes e profissionais em programas de sucessão.
● Visão macro e micro da organização – visão sistêmica
● A influência da percepção pessoal e interpretação psicológica de cada situação
● Como conduzir as divergências de opinião
● A importância de identificar erros, os cuidados para apontá-los e como propor as soluções
● Argumentação consistente e transparente diante da equipe
● O relacionamento interpessoal e o espírito de equipe
GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E EFICIENTE |
Carga horária: 8 horas*
Objetivo
Apresentar aos participantes as estratégias de comunicação, de modo que possam otimizar o tempo, alcançar resultados sustentáveis e dar agilidade para a empresa.
Por que esse curso é importante
A diversidade sempre fará parte de qualquer organização. Pessoas diferentes, com formação, vivência e opiniões diversas são fatores que enriquecem o ambiente de trabalho. Mas, para a construção de uma equipe alinhada e de alta performance, é fundamental desenvolver uma boa comunicação e garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta, respeitando e contribuindo com os valores e objetivos da empresa.
Por isso, praticar uma comunicação eficiente e de qualidade é um desafio que merece atenção especial. Para superar obstáculos que podem prejudicar o relacionamento interpessoal, é indispensável conhecer e saber aplicar as ferramentas básicas de comunicação.
Público-alvo:
Líderes e gestores atuantes, novos líderes e profissionais em programas de sucessão ou com necessidades de aprimoramento da comunicação.
Conteúdo programático
● O processo de comunicação
● Barreiras da comunicação entre as pessoas
● Aspectos básicos da comunicação
● Comunicação intrapessoal e interpessoal
● A importância de ouvir e a qualidade de presença
● A comunicação não verbal
● O aspecto preventivo para eliminar as falhas de comunicação
GESTÃO DO TEMPO | carga horária: 8 horas
Objetivo
Apresentar, discutir e analisar os conceitos práticos para administrar o tempo de forma produtiva, visando melhorar o desempenho profissional e a produtividade, conquistar mais agilidade e objetividade nas ações com foco nas prioridades, para eliminar o tempo improdutivo e obter maior controle dos resultados.
Por que esse curso é importante
Demonstrar aos participantes a importância de buscar o equilíbrio sustentável entre todas as áreas da vida, para que não descuidem de outras questões tão ou mais importantes que o trabalho: saúde, lazer e família.
Público-alvo:
Líderes e gestores atuantes, novos líderes e profissionais em programas de sucessão.
Conteúdo programático
● Princípios básicos da administração do tempo
● Como lidar com os imprevistos sem perder o foco
● A importância da disciplina para obter resultado
● Tempo é vida!
● Como evitar estilos ineficazes de administração do tempo
● Desperdiçadores do tempo
● Impulsores do comportamento
● Plano de ação